Coisas da Vida

Olá seja bem vindo! Este blog nada mais é do que um espaço do qual sem pretensões ou empáfia, compartilho de coisas que vejo, coisas que ouço, coisas que vivencio, nesta jornada existencial!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

ÁGUA DOCE E ÁGUA AMARGA!


ÁGUA DOCE E ÁGUA AMARGA!

      Meus amigos, hoje estou dominado por um mosaico de sentimentos, digo um “mosaico” por não saber distinguir que cor sobressai a outra. É assim um mosaico, cheio de cores, tantas cores que não sabemos se há alguma que sobressai a outra, só sabemos que cada cor compõe o vitral. Nesse meu vitral chamado sentimento existem várias cores. Hoje talvez exista uma que esteja sobressaindo, essa cor eu chamo de cor da surpresa. Sim surpresa! Pois, a cada dia que vivo me surpreendo com algumas pessoas que se dizem piedosas, santas, donas da verdade, puras e imaculadas, que não erram, que são o símbolo de perfeição, que dizem cheias de empáfia: sou mulher ou homem de Deus.
      Diante destas pessoas tão perfeitas tão “santificadas”, fico pasmado, porque em suas atitudes revelam que é o contrario, na verdade são aquilo que Jesus já disse antes: “sepulcro calhados”, hipócritas. Sempre querendo tirar o argueiro nos olhos dos outros e esquecem de tirar a trave que há em seus próprios olhos.
      Acredito ter sido este mesmo sentimento que o Apóstolo Tiago teve ao escrever a carta para todos os cristãos do seu tempo e também do nosso. Nessa carta de Tiago, ele trata de assuntos práticos da vida cristã. Ele fala de pobreza e riqueza, tentação, preconceito, o criticar, orgulho e humildade, oração e fé, o falar e o agir e sobre dominar a língua.
      Tiago nos aponta caminhos para agirmos e vivermos como cristãos, se é que queremos ser cristãos de verdade.
      Permitam-me transcrever trechos do terceiro capitulo da carta de Tiago, pois vejo nele à critica que quero fazer hoje. Vejamos:
      “Meus irmãos, somente poucos de vocês deveriam se tornar mestres na Igreja, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com mais rigor do que os outros. todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo. Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos. Pensem no navio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer. É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas.
      Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos isso não deve ser assim. Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? (Grifo meu), (Tiago 3.1-11).
      Essa pergunta que o Apóstolo Tiago faz vem para mim hoje com um novo brilho, pois, em nossa caminhada existencial encontramos pessoas que conseguem fazer de suas vidas duas fontes, uma de água doce e outra de água amarga. É como se estas pessoas tivessem dentro de si dois reservatórios, utilizando aquele que lhes convém, dependendo da situação usa-se água doce para lhes favorecer, se não o agrada, água amarga.
      Como pode? Diz Tiago em sua carta. Como pode? Digo eu.
      Na verdade não pode! Pessoas que são de Deus têm de Deus para dar, pois os vossos corações estão cheios de graça e amor.
      Quando alguma pessoa te ofender, dizendo coisas que você não é, te humilhando, te denegrindo, te maltratando dizendo: que você não presta, que não vale apena acreditar em você, investir em você, que conversar com você é perca de tempo, ou que você não é digno. Não se surpreenda como eu, lembre-se da Bíblia que é palavra de Deus, e o próprio Jesus encontrou pessoas como essa que eu encontrei em minha caminhada existencial e que você pode encontrar. E Jesus se referindo a essas pessoas disse: “Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio.” (Mateus 12.34).
      Aleluia! Que palavra! Jesus é surpreendente em suas colocações! O que Jesus me ensina nesta palavra é que conhecemos as árvores pelos frutos. Ou seja, quando alguém te ofender com palavras, quando alguém te caluniar, te maltratar, dizendo até que você nunca foi salvo, ou que precisa se converter. Tenha em sua mente esta palavra: não é você que não presta, não é você que precisa de conversão, e sim a pessoa que te disse; porque se ela está te maldizendo é porque no coração dela só tem o mal. Não se surpreenda com esses tipos de pessoas que tem até a cara de piedoso(a), mas que não vivi e ainda não teve a experiência da Graça.
      E se isto acontecer com você, não feche o seu coração ou deixe que estas palavras te tornem amargo. Pelo contrário mostre a diferença, ore por esta pessoa, entregue a Deus, pois para ela ainda há perdão, pois para esta pessoa ainda há salvação.

      Pr. Rogério Pinheiro, posso até ser ofendido e humilhado, mas levo sempre comigo a esperança da Palavra de Deus que diz: “o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23.12).
   

Nenhum comentário: